verbalizeja

sexta-feira, novembro 07, 2008

Solidão é fundamental ... Por Hilda Lucas




Que me desculpem os desesperados, mas solidão é fundamental para viver. Sem ela não me ouço, não ouso, não me fortaleço. Semela me diluo, me disperso, me espelho nos outros, me esqueço. Não penso solto, não mato dragões, nãoacalanto a criança apavorada em mim, não aquieto meuspavores, meu medo de ser só. Sem ela sairei por aí, comolhos inquietos, caçando afeto, aceitando migalhas,confundindo estar cercada por pessoas com ter amigos. Semela me manterei aturdida, ocupada, agendada só para driblaro tempo e não ter que me fazer companhia. Sem ela traireimeus desejos, rirei sem achar graça, endossarei idéiastolas só para não ter que me recolher e ouvir meuslamentos, meus sonhos adiados, meus dentes rangendo. Semela, e não por causa dela, trocarei beijos tristes eacordarei vazia em leitos áridos. Sem ela sairei de casatodos os dias e me afastarei de mim, me desconhecerei, meperderei. Solidão é o lugar onde encontro a mim mesma, de ondeobservo um jardim secreto e por onde acesso o templo em mim.Medo? Sim. Até entender que o monstro mora lá fora e oherói mora aqui dentro. Encarar a solidão é coisa doherói em nós, transformá-la em quietude é coisa dosábio que podemos ser. Num mundo superlotado, onde tudo é efêmero, voraz e veloza solidão pode ser oásis e não deserto. Num mundo tão estressado, imediatista, insatisfeito a solidãopode ser resgate e não desacerto. Num mundo tão leviano,vulgar, que julga pelas aparências e endeusa espertalhões,turbinados, boçais a solidão pode ser proteção e nãocontágio. Num mundo obcecado por juventude, sucesso,consumo a solidão pode ser liberdade e não fracasso. Solidão é exercício, visitação.É pausa, contemplação, observação. É inspiração,conhecimento. É pouso e também vôo. É quando a genteinventa um tempo e um lugar para cuidar da alma, damemória, dos sonhos; quando a gente se retira da multidãoe se faz companhia. Preciso estar em mim para estar com outros. Ninguém quer ser solitário, solto, desgarrado. Desde queo homem é homem, ou ainda macaco, buscamos não ficarsozinhos. Agrupamo-nos, protegemo-nos, evoluímos porqueéramos um bando, uma comunidade. Somos sociáveis,gregários. Queremos amigos, amores. Queremoslaços, trocas, contato. Queremos encontros, comunhão,companhia. Queremos abraços, toques, afeto. Mas, ainda assim, ouso dizer: épreciso aprender a estar só para se gostar e ser feliz. O desafio é poder recolher-se para sair expandido. Éfazer luz na alma para conhecer os seus contornos, clarear ocaminho e esquecer o medo da própria sombra. Ouse a solidão e fique em ótima companhia!