verbalizeja

quinta-feira, abril 28, 2005

Loneliness, solitude

A síndrome de Cinderela (desgovernada) me estimulou a escrever sobre isso...solidão!
A espera frustrante pelo príncipe ou princesa que mudará sua condição atual, e esta situação pode tirar a real razão de sua existência!

Estou usando estas palavras em inglês, pois na língua portuguesa não existem duas distintas expressões, para dar significado diferentes para "solidão".
Loneliness, serve para expressar a dor de estar só, e neste caso, estar só, é mesmo estando rodeados de pessoas você ainda sente-se sozinho.
Descobri que esta sensação vem da falta de identidade. O seu referencial não é o seu desejo e sim o do outro, você perde seu centro, isso desencadeia outros coisas...a dificuldade expressar o que sentes, a falta de clareza nas suas emoções, pois no fundo desconheces seus sentimentos. Quando começas a ter alguma consciência, enfrenta grande dificuldade de entregar-se, de se expor, por medo da rejeição, do sentir-se estranho. Por vezes, agarra-se a situações que de alguma forma jamais irá vivenciar novamente. Essa experiência de solidão é prejudicial pra você e para os seus, pois ela no íntimo não vem da falta de identidade, mas sim da dor da perda, da dor da grande separação, e se você se coloca na roda viva do isolamento, o sentimento de impotência é tudo que tens!
Se não revertes essa dor para colocar sua identidade nua e crua, e sua capacidade de estar só...transformas sua dor em mito, faz da sua frustação um troféu e acabar por se condicionar a infelicidade!

Solitude, é a capacidade de estar só e não deixar de existir por isso!
É ter consciência de não ser o centro da vida de alguém, e de não fazer de ninguém o centro da sua vida. É saber a diferença do equalizar e do encorporar!!!
Somos indivíduos, temos nossos desejos, falhas e sentimentos únicos, assim que nos visualizamos como seres independentes, nos possibilitamos a enxergar o outro e com isso desenvolver a capacidade de amar. Tudo isto então, diminuirá a possibilidade de você se dissolver no outro, de perder a identidade.
A capacidade de estar só, e mesmo assim equalizar-se com o outro é sinal de maturidade do desenvolvimento afetivo,então, não confunda estar só com isolar-se.

quarta-feira, abril 27, 2005

Pombo correio

Na era dos torpedos e emails, receber uma carta é uma declaração de amor!
A correria da rotina diária deu brilho à esses pequenos grandes gestos, você pensar em alguém, escrever à punho seu sentimentos mais sinceros, escolher o envelope, (pois acreditem cada um tem seu significado), procurar o CEP, tirar o seu rico traseiro da cadeira e ir até o correio, tem um valor que não há cifra no mundo que pague!
Não há dinheiro no mundo que pague os sentimentos, tanto os bons, quanto os ruins! Eu, particularmente tenho um êxtase em escrever para os meus(amigos, amores, família) e de receber(óbvio)!
As cartas tem um pouco de quem escreve, tem um sentimento inexplicável que levou aquele pedaço de papel a existir, e quando quem recebe acaba de ler deixa um pouco de si ali também! É a energia da comunicação, que para mim funciona como oxigênio!

Hoje recebi uma carta, que sensação maravilhosa saber que há pessoas que tem uma perspectiva de mundo parecido com o meu! As vezes tenho a sensação de que não falo a mesma língua dos demais, que por mais que o outro diga que me entende, que vê na mesma perspectiva, acaba em algum momento mostrando em suas atitudes que seu discurso é uma farsa, pensamentos paraguaios, entendes?
Creio que sim, pois sou clara, as vezes mais do que realmente gostaria!

Ahã

É, não preciso ser a mais "legal" sempre, é que fazer bem para as pessoas, que de alguma forma fazem do meu mundo um lugar melhor me deixa feliz! Desculpe aos Filhos da Puta de plantão, mas não consigo visualizar prazer algum em ser sacana com as pessoas, nem que seja só de vez enquando, creio que o mundo faz com que cada um colha aquilo que planta! Creio que esta é a grande lei da natureza, é como o mar que vai e volta, as vezes calmo, outras vezes com uma força brutal...a vida da gente é assim, e percebemos isso em função da intensidade em que vivemos...nem sempre o que se vê, enxerga-se, nem tudo que enxerga-se, se vê...e nem por isso as coisas deixam de existir!

segunda-feira, abril 25, 2005

Experimento

As vezes não sei como começar, e pra ser sincera não estou começando e sim recomeçando, é como se eu estivesse passado os últimos nove anos em um laboratório, fazendo experimentos comigo mesma, e chegou a hora de fazer o relatório!
Poderia dizer que a vida é uma grande experência mesmo, blablablá, e isto me resumiria a ter um relatório conclusivo, pois este só é realizado no final, mas não, me dei o direito de viver de verdade, com toda intesidade que aprendi! Relatórios internos periódicos(RIPs), são muito bons, clareiam o foco, e dão equilíbrio no caminhar. Aprendi a fazer isso, e não sei mais viver sem eles, aparecem com um apito, alarme interno, deu pra entender? Pra vc ter uma idéia inversa, "vaca no brejo", é a cidadã que não tem idéia do que seja um RIP, e com certeza você deve conhecer algumas figuras com esse estilo! Claro que muitas vezes não temos noção exata pra onde estamos indo, mas ter idéia de onde se quer chegar já ajuda muito!!!
Então, estou de volta em minha vida, está é a minha sensação, sem tirar o prazer de ter vivido coisas extraordinárias enquanto estive fora! Ah...Muito obrigada aos meus amigos e familiares pela placa enorme que tem escrito Bem-Vinda em seus sorrisos!

quinta-feira, abril 21, 2005

Atenção!

Sai da frente que tenho amor pra entrar de sola!!!

Estranho prazer

Prazer me passa uma sensação boa e saudável, mas descobri que existem pessoas que sentem prazer na dor! A dor faz crescer certo? Vamos combinar, é bem melhor quando conseguimos aprender sem dor, sem trauma. Tem até um ditado que diz que remédio amargo é o bom, o que resolve! Socorro, estou fora, que mania que o ser humano tem de se condicionar as coisas, entrar na roda viva, sentar na janelinha, e ainda se achar o diferente!!!
Bom, estou dizendo não a dor desnecessária!
Sentir prazer com a dor poderia não ter problema se vivessemos isolados, sem uma conexão direta ou indireta com os demais seres vivos. O prazer na dor é o submundo da ilusão! E novamente meu amigo, é você quem escolhe como vai viver!!!

Eu

C arinhosamente
R isco
I lusões
S erenas
T antas
I amgens
A parecem
N a
E scuridão

Muito obrigada pela criação, sr do Amor!
Obs: isto não foi criado por mim, mas pra mim...e isso é muito bom!

segunda-feira, abril 18, 2005

Calor da hora

Por mais que corra do caminho “errado”, lá está o tapete vermelho chamando, com todo calor da hora! E quando digo calor da hora, me refiro a qualquer momentos que estamos juntos, a conexão está ali a olhos nus...
E me pergunto por quê?
Pergunto-me porque não?
Por mais conceitos que tenha adquirido sobre o assunto canoa furada, ainda por vezes me vejo remando a própria...
Questiono se realmente é furado ou simplesmente é frágil demais pro rio onde navega, mas sem experimentar não sei dizer... Mergulho numa catarse profunda...
Não que me coloque nesta situação a qualquer preço, mas sim porque alguma sensação interna me diz que vale a pena...
E saio do equilíbrio, começo a trafegar no perigoso caminho dos extremos... ou a coisa da muito certo ou muito errado, muito poético isso, mas no mundo real gera um desequilíbrio emocional.
Por que as pessoas são assim?
Querem amor intenso, de corpo e alma, querem a entrega do outro, mas não largam o escudo, abdicam...
Querem o novo, querem mais, mas não fazem espaço...
Buscam a intensidade, mas só sabem viver o calor da hora!

sexta-feira, abril 15, 2005

Hoje!

Gente hoje meu dia foi bem corrido, participei de um curso chamado Formação de Gestores...eu esperava mais do curso, porém ouvi uma frase que valeu o curso todo!

SEU PRESENTE SERÁ NO SEU FUTURO O SEU PASSADO! VOCÊ QUER TER ORGULHO DELE?

Primeira pergunta que me veio a cabeça, será que estou realmente fazendo tudo que posso hoje pra ter um passado agradável amanhã?
...voltei pra casa tomei meu banho e fui refletir!!!

Então li novamente meus posts, o "Se", do dia 05/04 e o "Diferentes diferenças", do dia 01/04, me deu um alívio!!
Não que eu seja a perfeição em pessoa, longe disso, sou humana, de carne e osso, e outras cositas mais, rsrs, mas consegui enxergar quanto sou comprometida com minha vida, e também com a vida das pessoas que estão comigo, ou simplismente passam no meu mundo! Não precisamos saber de tudo sempre, ou até mesmo acertar sempre, o que não podemos deixar pra tras é o foco, o objetivo!!
Sempre reflito sobre datas, qualquer data, penso que nunca mais haverá um 14/04/2005, por exemplo...
Por tanto não perco o foco, não deixo meu objetivo pra tras!
Podemos aprimorar o objetivo, mas desviar do sonho nunca.

segunda-feira, abril 11, 2005

O Amor é lindo!!!

Acabei de "teclar" com minha amiga Pati, pois é, nesta nova era não conversamos, teclamos, mas isto é assunto pra outro post!!!
Ela estava me descrevendo as maravilhas do amor que está vivendo, de como está se sentindo renovada, não estava acreditando, bom, você não tem idéia da quantidade daquelas carinhas amarelas com um sorrisão enorme que ela colocou em nossa conversa!!! Até aí tudo certo, você também já ouviu algum de seus amigos falar sobre essa experiência...(desculpem, mas como a Pati é muito especial este post é pra ela)...voltando... estamos felizes por esse momento, mas me peguei digitando o seguinte: Você não estava conseguindo acreditar porque "desacostumou" a ser amada!!!
Socorro, onde chegou o ser humano que conseguiu desacostumar com o amor! Esqueceu do seu amor próprio também! Por que se sujeitar desta forma? Que síndrome de carência emocional é essa? Por que nos acostumamos a receber migalhas?
Pare com isso já, não faça negociações absurdas com você mesmo!!
Conheço três tipos de pessoas pra se relacionar, lá vão as opções:
Opção "A", as que te dão chão e por desacretidar nelas mesmas, desmancham o castelinho, o que é pior com você dentro;
Opção "B", as que não tem noção do que vieram ao mundo e portanto só bagunçam o seu;
Opção "C", as que doam-se de corpo e alma, compartilham com você o que elas tem de mais especial sua própria vida. E não me venha com essa, você restringiu as pessoas em três tipos, porque no andar da carruagem é isto mesmo!!
Opção "C", acreditem existem pessoas assim, não são extras terrestres, são de carne e osso como você e eu! Fiquei feliz por minha amiga, de alguma forma resgatei minha fé no ser humano, e se você também tinha perdido espero ter lhe ajudado. Lembre-se:
Todo tipo de Amor é lindo, e faz muito bem a saúde!!
Então ame muito, ame pra valer, ame de verdade, só preste atenção na sua opção(a,b ou c)!! Tudo bem sentimento não se escolhe, não se explica, mas meu amor, padrão de relacionamento sim!!!

Dicionário Interior!

As pessoas adoram denominar!
Parabéns ao Aurélio e ao Silveira Bueno por nos propor tantos significados, mas vou ter que descordar de vocês, Queridos!!!
Ao abrir os respectivos dicionários, achamos o seguinte:
Ignorante, quem desconhece, ignora. Quem não tem instrução. Ou ainda quem não estudou, quem não sabe; estúpido.
O meu dicionário interno tem o seguinte significado:

Ignorante é quem não sabe o que fazer com a informação que tem.

Ser ignorante muitas vezes não está ligado a quanto você sabe, mas sim o que fazes com a informação!

Pense bem sobre o assunto!!

sexta-feira, abril 08, 2005

Certezas...

Ouvimos por muitas vezes que a única certeza que temos em nossas vidas é que um dia iremos morrer. Certo, morreremos um dia, mas acho tão pobre pensar desta forma, talvez porque em meu mundo não tenha espaço para limitações!!
Se realmente a morte fosse a única certeza...
... Onde colocaria as minhas certezas? Onde você colocaria as suas?
Tenho certeza do que sou, de quem sou, e de como cheguei até aqui, do que quero, que posso passar a vida em brancas nuvens, que posso viver intensamente, que posso ser verdadeira, que posso ser uma farsa, de que estou fazendo opções a cada instante, tenho certeza das possibilidades e de que posso ampliá-las.

E a maior certeza de todas, é que muito de tudo isto pode mudar a qualquer momento!!!

Toda diferença...

Existem pessoas que tiram a roupa, e outras que ficam completamente nuas de corpo e alma;
Existem pessoas que vem e vão, outras vem, vão, mas continuam vivas dentro de você;
Existem pessoas que estão abertas a receber, outras que se apropriam sem você perceber;
Existem pessoas que dividem e subtraem, outras que somam e compartilham;
Existem pessoas que olham nos olhos, outras que enxergam a alma;
Existem pessoas que brilham sozinhas, outras que ascendem a luz;
Existem pessoas que levantam a bola, outras que não à deixam cair;
Existem pessoas mais esclarecidas, outras menos, o diferencial não está no que se sabe, mas sim no que se faz com a informação;
Existem pessoas, muitas pessoas, e todas elas podem estar dentro de você, pessoas que reconheces desde pequeno, outras que não tiveram a conexão compatível pra surgir! Por que? Porque você escolhe como se equalizar e com quem, escolhes em que atmosfera queres viver...junta dentro de você todas as opções com sua essência inata, e transforma-te no que és!

quarta-feira, abril 06, 2005

Educação, como é bom fazer parte deste processo!

Trabalho na área de educação infantil, a raiz da formação do ser humano! A Escola Infantil Milênio Baby, é o nosso filho, da Paula (minha sócia e amiga) e meu. Em nossa escola atendemos crianças a partir dos quatro meses até seis anos, suas famílias, nossas colaboradoras(professoras e auxíliares de sala)...e como numa roda viva acabamos por atender também amigos, seus filhos, fornecedores, (ah e a nós mesmas, é claro), pois a educação é a base de tudo! Nos questionamos, buscamos esclarecimento, informação e principalmente equilíbrio, pois temos consciência da nossa importância no processo de cada ser, aqui somos a base.
Ter discernimento é o grande "lance", pra tudo correto? Imagina para auxiliar um "bebe" a ser formador de opinião!!! Minha responsabilidade profissional é administrativa, a "pessoal" é apresentar o mundo de forma, que eles, nossos pequenos, sejam adultos realizadores!!!! Realizadores de suas próprias vidas com muito êxito!!! Cresci com as crianças, é uma via de mão dupla como todo relacionamento saudável! Isso é vida, é fazer história, cada um com seu ponto de vista, porém sempre buscando realizar coisas saudáveis pra nós mesmos, pro outro e para o mundo!!!

terça-feira, abril 05, 2005

"SE"...

"SE", esta palavra o que tem de pequena tem de destrutiva!!! Durante uma conversa on line, digitei exatamente esta frase, bem, nem preciso dizer que ela ficou martelando na minha mente!!!
Me perguntei quantas vezes já sofri em função do "se"!
Se eu tivesse escutado mais(ou menos)...
Se eu tivesse me dado mais uma chance...
Se, se, se...
Talvez pelo fato de ser intensa nas minhas experiências foram bem poucos momentos que enxerguei o "SE" em minha estrada, três vezes, pra ser bem exata...Graças a Deus, pois notei que eles fizeram toda a diferença em minha vida, senti uma tristeza muito grande por aquilo que não vive, senti que minha vida ficou morna por alguns instantes após cada "se".
Então viva intensamente cada capítulo de sua vida, elimine os "SE", usufrua de todas as suas chances, não deixe nada passar sem a atenção necessária, porque cada minuto da sua vida é como água de torneira..jamais volta!

Eu cresci...

Pois é...Eu cresci, já havia percebido isso (óbvio), mas assistir alguém ficar pasmo com a mulher que me transformei foi uma experiência e tanto.
Ontem teclei com uma pessoa muito especial pra mim que está na Nova Zelândia, ela fez parte da minha infância e adolescência, e por algum motivo ficou lá atras e aqui dentro de mim.
Estávamos (os dois) na expectativa do reencontro, não marcamos hora, mas sabíamos que iria acontecer a qualquer momento. Trocamos vários emails, sentíamos uma sensação estranha e prazerosa ao mesmo tempo. Eu fui ao encontro do homem que ele se transformou, com o carinho e amor que tenho pelo meu colega de primário,(cruzes, que antigo isso, e real, rsrsrs), ele veio ao encontro daquela menina que deixava seu mundo mais feliz(palavras dele, isso é muito bom de ouvir, neste caso de ler), esqueceu da "transformação", foi um choque pra ambos!!! É incrível isso, pessoas que não temos contanto durante anos, porém não perdemos a intimidade, pois é no mínimo íntimo perguntar para o outro: Onde está a menina que conheci? Respondi: Tá aqui em algum lugar dentro de mim! Bom foi o que saiu na hora...Depois de processar toda a informação, que aquela conversa de longas e prazerosas horas poderia me trazer, concluí num piscar de olhos, que...somos exatamente o reflexo da forma como absorvemos nossas experiências! Já sabia disso, (claro), mas por algum motivo isso me entrou de uma outra forma agora!!
Vi como percebemos o crescimento do outro, admiramos todos os detalhes da transformação, e por muitas vezes esquecemos de fazer isso com nós mesmos!!
Como é bom lembrar da gente, se reconhecer, e ficar admirado com esse ser humano da maior qualidade no qual nos transformamos!!

Parabéns à mim ... parabéns à você pela pessoa que somos!!!

segunda-feira, abril 04, 2005

Ser humano, máquina que vem sem manual, e por vezes desconhece sua função!

Ser, significa um modo de existir, e é entre outras coisas um verbo irregular...bom por aí você já tem uma idéia do que a falta do "manual" faz!!! Humano, adjetivo próprio do homem, também pode significar bondoso...só não esqueça, esse ser também tem o seu lado mal, (todos temos) !!!
Toda essa introdução, é para dizer que, quando não reconhecemos a função da nossa "máquina", acabamos por bagunçar e até mesmo arruinar outras máquinas!!!!!!! Tá certo sejamos otimistas, também divertimos, mas sem ajuste isso é só um erro de cálculo, não a intenção. Não viemos com "Manual de Instrução", pois cada ser é único, sente a vida de um modo bem particular. Quantas vezes você já disse: "Daria um dedo pra saber o que se passa nesta ou naquela cabeça, ou ainda pior naquele coração!!"
Então cuidado com que falas, quem profere a palavra deve usar o filtro interno, tanto quanto quem à escuta. O corpo também fala, sendo assim suas atitudes são de suma importância, não entre na vida de alguém se realmente não tens o desejo de ficar. Nos comunicamos de várias formas, não espero de você nem de mim um policiamento, isso é desumano!!!
Não temos manual, mas temos uma bússula interna, o coração, que é o símbolo dos nossos sentimentos, então escute-o com cuidado, utilize o que há de melhor em você, lembre-se, quando somos honestos com nós mesmos e com o outro, o universo sempre conspira à nosso favor.

sábado, abril 02, 2005

Fases, muitas fases!

Hoje acordei pensando numa frase que minha vó me dizia muito, que representou uma fase maior do que eu gostaria em minha vida, mas aproveitei!

Divirta-se com errados, enquanto os certos não aparecem!

As primeiras vezes que ouvi, fiquei com aquela cara "você só pode estar brincadando!"...com as experiências que estavam rolando, resolvi aderir a "frase" da minha vó, pode?? Claro!!!
Depois que você decidi entrar na brincadeira vem a pior parte do processo, adaptar-se ao novo, vulgo reconhecimento de área! Amiga se você não tiver habilidade, o cara pode vir fantasiado de Disneylândia, e você estará imaginando casa com varanda, filhos, cachorro, gato, galinha, etc...aí Querida você está frita! Pare tudo, olhe e leia: WELCOME DISNEYWOLRD, JUST ENJOY!! Senão for pra você, coloque um tênis e CORRA, pois é como dar uma volta de canoa "furada", se você não sabe nadar, nem entre!
Você acredita que dá, então aproveite! Só não esqueça, somos feitos de carne e osso, inclusive o Mickey, e quando rola uma certa frequência, por mais esclarecidos que estivermos, podemos perder a noção entre o mundo real e o lindo mundo da imaginação! Não se culpe, não culpe ninguém, lembre-se que você está no comando da sua vida "quase" 100% das vezes, você optou por chegar até ali, o outro só fez a parte dele, de maneira interessantíssima por sinal, senão a "frequência" não rolaria, certo? So go to Disneywolrd, but came back home!

Tudo isso me revelou outra questão!! Tranquilo, divirta-se com errados, enquanto os certos não aparecem, mas estando ocupada com um "errado" posso estar tirando a oportunidade de conhecer o certo!!!??? Passei pra outra fase e você?

sexta-feira, abril 01, 2005

A pergunta que não quer calar!

Você realmente sabe o que significa ser "intelectual e culto"?
Intelectual: pessoa dada a estudos literários ou científicos;
Culto: adjetivo de instruído; pessoa que tem desenvolvimento intelectual.

Agora que você já sabe, pode tirar a fantasia, Traça de Biblitoteca Pública!!!!!

As pessoas interessantes não precisam saber de tudo...são interessantes pelo conteúdo que tem, se você tentar passar a imagem do "intelectual e culto" sem realmente ser, simplismente irás tirar o verdadeiro brilho que tens!

Diferentes diferenças!

Acredito que todos um dia já se perguntaram: O que estou fazendo da minha vida??
Até aí bem normal, (talvez nem tanto)... Podemos até não ter certeza à que viemos, mas precisamos ter no mínimo objetivos na vida ... vivê-los intensamente ou não, é opção.
Esse assunto me veio no pensamento ao observar o mundo, o meu mundo...as pessoas de alguma maneira se encaixam em um determinado grupo, isto acontece naturalmente ou quando procuramos um padrão de relacionamento... é aí que as coisas ficam perigosas!
Seguir um padrão ou criar um estlio para fugir dele é um tanto delicado, digo isso porque "sou do tipo" que se adapta com facilidade, tenho amigos de quase todos os estilos, turmas difrentes umas das outras, que se eu descrever aqui você não vai acreditar...vivêncio cada coisa, que não há dinheiro no mundo que pague minhas experiências!!! Creio que essa coisa "camaleoa" deve-se a duas coisas: ao respeito que tenho por mim e pelo outro, e pela busca que tenho no que há de melhor em cada ser... e tudo isso deve-se a maneira como absorvi minhas vivências.
Quando as pessoas se derem conta, que a diferença de um ser humano para o outro, é o melhor "lance" desta vida, e isso se dá a partir do que cada um quer desse mundo, e dos objetivos que tem nele...criatura essa é a chave da HARMONIA!!!